fbpx

Melhore a afinação cantando “Samba de Uma Nota Só” (Jobim)

Fala pessoal, tudo certo? Com esse post inicio mais um formato de conteúdo direcionado ao canto.

São trechos de músicas que, basicamente, se tornam “vocalises” e servem para trabalhar aspectos mais específicos e melhorar seu desempenho no canto.

Esses trechos melódicos não substituem os vocalises genéricos (os padrões com escalas, saltos, arpejos, glissandos, etc), pois eles são importantes para o desenvolvimento de todo o sistema de produção da voz, porém, além disso, eles irão contribuir MUITO para desenvolver a musicalidade, a percepção musical, o ouvido e com certeza lhe darão muito mais prazer em estudar!

Observações:

Aqueça antes de começar a praticar!

Se você tem uma extensão vocal menor do que a do trecho gravado, não tem problema! Cante apenas onde é confortável e respeite seus limites!

Eu lhe dou certeza que se você seguir praticando com segurança irá obter bons resultados e logo, logo irá expandir sua extensão vocal e dominar os demais aspectos que esses estudos propõem!

Pensando nessa segurança, eu optei por dividir os trechos em 3 regiões:

Vozes agudas: Do3 ao Do4

Vozes médias: Sol2 ao Sol3

Vozes graves: La1 ao Do3

Cante a melodia “limpa” (sem vibrato).

Vamos à música!

O trecho escolhido para esse estudo foi o início de “Samba de Uma Nota Só” de Antonio Carlos Jobim e Newton Mendonça.

A harmonia dessa música é consideravelmente complexa para os iniciantes, já a melodia desse trecho é muito simples e ao contrário do título, ele não é composto por apenas “uma nota” e sim “duas”.

Na gravação interpretada por Nara Leão e pelo próprio Tom, a melodia começa com a nota Si2 e depois para a nota Mi3, ou seja, entre as duas notas temos um intervalo de 4ª justa.

O que vamos desenvolver?

Afinação: Devemos focar na perfeição da altura das notas cantadas, afinal, elas se mantém por vários compassos.

Sustentação: Também devemos inspirar estrategicamente, nos momentos certos, no tempo necessário para não comprometer o andamento e controlar o ar até que a frase termine.

Articulação: Apesar dos fonemas serem pronunciados naturalmente no canto popular, semelhantes à nossa fala, devemos garantir que todas as palavras sejam compreendidas por quem está nos ouvindo.

Ritmo: Essa melodia tem um ritmo realmente marcante e se você tem dificuldade nessa questão, vai ser muito proveitoso e evolutivo!

LETRA:

Eis aqui este sambinha feito numa nota só.
Outras notas vão entrar, mas a base é uma só.
Esta outra é conseqüência do que acabo de dizer.
Como eu sou a conseqüência inevitável de você.

Vamos à prática?

Você ouvirá a contagem, o primeiro acorde, o exemplo e aí é contigo! A melodia seguirá sendo tocada pelo piano.

Uma dica: Se você não conhece a melodia, ouça várias vezes até entendê-la bem, também “cantarole” a melodia alguma vezes em Bocca Chiusa e claro, decore a letra!

A gravação do exemplo vai soar estranha nas notas que fogem da minha tessitura.

Trecho para VOZES AGUDAS:

Trecho para VOZES MÉDIAS:

Trecho para VOZES GRAVES: