fbpx

Alimentos e bebidas que podem detonar sua voz

Hoje eu vim te alertar de alguns alimentos que podem prejudicar a saúde das pregas vocais se consumidos antes ou durante da prática vocal!

Aposto que você nem imaginava mas O CHOCOLATE, o LEITE e demais derivados como o queijo, iogurte, sorvete… Podem ser vilões no cuidado da sua voz.

A lactose aumenta  a produção do muco no trato vocal, ele também passa a ficar mais viçoso e isso acaba dificultando a movimentação das pregas vocais e prejudicando a ressonância!

O mesmo vale para os cafeinados, como o próprio café, chás que contenham cafeína, COCA-COLA (sinceramente, eu não acredito que você ainda tome refrigerante).

É importante que você evite qualquer alimento dessas “famílias” no mínimo duas horas antes de praticar qualquer atividade intensa com a voz!

O outro alimento é um queridinho das vovós e das mamães da gurizada que canta.

O gengibre é anestésico ou seja, a grosso modo, irá amortecer as tuas pregas vocais fazendo com que você perca sensibilidade na região, então você vai forçar mais ainda e isso acarretará numa lesão.

Isso vale para o romã, pastilhas e sprays anestésicos também!

Então veja bem, se você está rouco ou algo do gênero, é porque alguma coisa não está certa! Então se as tuas pregas vocais te deram um alerta, procure uma fono ou otorrino que esses profissionais vão te orientar e se necessário passar um tratamento adequado.

De forma alguma estou desfazendo o gengibre, pois essa raiz traz vários benefícios, porém, opte por consumir ela nos períodos de repouso da voz.

Por último a bebida alcoólica (qualquer uma delas).

Alguns gostam de tomar ou até mesmo fazer gargarejo, principalmente as destiladas, pra “aquecer a voz” e “se soltar mais”, além de uma irritação semelhante a do cigarro no aparelho fonador, também causa efeito anestésico temporário o que faz com que aquele “pigarrinho”, aquelas sensações desagradáveis desapareçam momentaneamente, logo, o esforço para a atividade vocal não é percebido como deveria ser e isso pode facilmente ocasionar abuso vocal e até se não tomarmos o cuidado devido pode resultar em lesão.

Então procure atentar-se a esses detalhes e manter uma alimentação saudável na sua rotina, não deixe pra cuidar da voz apenas nos momentos que antecedem o canto, cuide sempre!