fbpx

3 exercícios para melhorar a respiração

Fala pessoal! Tudo certo? Hoje vou passar pra vocês 3 exercícios para você melhorar a sua respiração.

De fato não tem segredo para melhorar a respiração, você só vai dominá-la e adequá-la ao canto se exercitar diariamente. O ideal é que você faça esse estudo sempre se olhando no espelho e atentando-se aos pequenos detalhes, fazendo isso estamos condicionando a musculatura responsável.

Claro que a respiração é muito mais complexa que isso, então esses exercícios não substituem o professor de canto ou curso, certo?

Nesses exercícios utilizarei a respiração intercostal, que no meu ponto de vista é mais fácil e bem eficiente.

Antes de fazer os exercícios você precisa já estar respirando favorável ao canto, que pode ser a própria intercostal ou a costo diafragmática abdominal.

Se você ainda está respirando de qualquer jeito eu sugiro que você assista o vídeo em que eu falo detalhadamente e explico passo-a-passo como fazer a respiração intercostal.

Exercício 1:

Inspire, segure o ar por alguns segundos e solte o ar lentamente sem fazer som, fazendo as costelas voltarem para seu lugar aos poucos, contando os tempos até terminar o ar. Procure se desafiar e aumentar os tempos sempre que puder.

Exercício 2:

Inspire, segure o ar por alguns segundos e solte o ar lentamente fazendo som de “s” ou “x” também contando os tempos até terminar o ar.

Exercício 3:

Inspire, e solte o ar fazendo sons curtos de “s” e “x”, interrompendo a passagem do ar entre um e outro, porém, sem inspirar entre esses intervalos. Você também deve contar os tempos e fazer até que o ar acabe.

Faça esses exercícios diariamente que eu lhe garanto que irá conseguir melhorar a sua capacidade e controle respiratório, não esquece de comentar aqui embaixo como foi a tua experiência!

Até mais um grande abraço!