fbpx

Hábitos para uma voz saudável

Já ouviu falar da “higienização vocal”? É algo muito comum entre os cantores, estudantes e profissionais da voz, fonoaudiólogos, enfim… quem se preocupa de fato com saúde vocal deve estar por dentro do assunto!

A higienização vocal nada mais é que cuidados importantes que evitam qualquer tipo de lesão ou abuso vocal, então se você quer uma voz saudável e bonita presta atenção nas dicas que eu vou te dar nesse post.

Beber água! Ah Cristiano mas isso não novidade pra mim! Eu sei, mas o problema é muita gente ainda acha que só deve beber água um pouco antes ou durante a prática vocal. Na verdade, você deve tomar água distribuidamente o dia inteiro porque se você optar por tomar um balde de água antes de cantar vai acabar prejudicando ao invés de ajudar.

Os hábitos de higienização vocal devem ser praticados durante a sua rotina diária e principalmente duas horas antes da prática vocal, não fazer uma refeição muito pesada nesse período e optar pelas frutas.

Comer maçã faz bem de verdade pra voz? Faz bem sim! Ela possui uma substância adstringente, ou seja, ela faz uma limpeza nas secreções além de possuir bastante água, deixando o muco da prega vocal mais fluído, mais líquido, também melhora a saliva da boca e também da faringe e isso faz com que a prega vocal trabalhe de forma mais confortável.

Então, vale muito a pena você adicionar a maçã na sua dieta, no seu dia-a-dia.

Vale lembrar que o CAQUI e o SALSÃO também são alimentos que funcionam como adstringente e outras frutas ricas em água também fazem muito bem pras pregas vocais tais como melancia, morango, melão, pêra, enfim, tudo que colabore na hidratação do corpo de maneira geral irá te ajudando na hidratação e lubrificação das pregas vocais.

Outras frutas legais, são as frutas cítricas (limão, laranja, tangerina), pois elas ajudam no controle da secreção na prega vocal. Então eu devo tomar uma jarra de suco de laranja antes de cantar? Não é por aí! Tudo tem que ser equilibrado, pois se você exagerar no consumo dessas frutas cítricas pode até causar um refluxo no estômago e isso não é legal.

Ainda, tenha cuidado com o açúcar, eu não utilizo e indico que você faça o mesmo e outra coisa, opte sempre pela fruta ao invés do suco, porque aí você usufrui de todos os benefícios bem como as fibras alimentares que também são importantíssimas de modo geral, certo?

Tem alguns alimentos e bebidas que não fazem bem pra saúde vocal e esses eu descrevo em outro vídeo que está aparecendo agora aqui no CARD e você pode assistir depois.

A próxima dica, não que não seja importante para os homens, mas cai muito bem pras meninas.

Inclusive teve uma aluna que vai ver esse vídeo depois e vai lembrar de uma vez que ela usou uma cinta que apertava bastante a região do abdômen e lá no meio da música (era um festival) ela comprometeu o trabalho de meses de estudo, por que não conseguiu respirar direito em função da dita cinta.

Se o o vestuário é muito apertado em toda a região toráxica e também na garganta, com certeza vai comprometer na respiração e na sustentação (no apoio), então é legal evitar qualquer roupa ou acessório que aperte nessas regiões por que isso vai te limitar vocalmente e ninguém aqui quer ser um cantor limitado, não é mesmo?

Pra finalizar eu tenho que comentar a questão do tabagismo, não é novidade pra ninguém que  fumar faz muito mal pro trato vocal, pulmões, enfim, pra saúde em geral, então, eu nem preciso entrar em detalhes no assunto.

Espero ter ajudado você que procura cuidar mais mais da sua voz e ter ela como parceira pra vida toda!

Não deixe de comentar as suas dúvidas, curtir o vídeo, compartilhar com seus amigos do canto e se inscrever no canal.

Um Grande Abraço e Até a Próxima!