fbpx

Como Enfrentar o Medo de Cantar em Público?

Como enfrentar o medo de cantar em público? Subir no palco se entregar pra música pode ser muito complicado para a maioria das pessoas. Com as dicas que eu tenho pra te dar hoje, eu tenho certeza que você vai mudar o teu “mindset”, a tua mentalidade em relação a isso

Antes de mais nada eu quero que você entenda que o medo é um sentimento muito comum pra todo artista e aquele que é experiente simplesmente já aprendeu a lidar com isso e atenuou os sintomas causados pelo MEDO!

Você não deve confundir coragem, com insanidade. Coragem é a capacidade de enfrentar situações que nos colocam fora da zona de conforto. Não ter medo de NADA pode ser um indicativo que você não seja corajoso e sim meio insano mesmo!

A primeira dica é básica, mas eu conheço muita que não coloca em prática: Alongamento e Aquecimento!

Cuide bem da saúde vocal, dedique um tempo pra fazer isso! Não seja o inimigo número um da tua ferramenta de trabalho! Aquecido você diminui muito o risco de acontecer qualquer coisa como desafinar, escorregar em alguma palavra, na dicção, enfim, isso irá te dar segurança, então, você já tem a primeira arma pra enfrentar o medo!

Se você não sabe ainda aquecer, tem outro vídeo AQUI onde eu ensino um aquecimento vocal simples que pode ser feito em qualquer lugar a qualquer momento!

A segunda dica é esteja preparado. É eu sei que é tema de casa, mas eu também conheço algumas pessoas que não gostam de ensaiar, deixam pra decorar a letra na última hora e o que acontece? Fica lá nervosão, uma pilha, suando frio… Esteja afiado e nunca economize tempo para estudar o repertório ou a simplesmente a música. Por favor!

A terceira dica tem relação com a prática mental. Você já tentou imaginar a sua apresentação? Algo tipo fazer uma pré-apresentação pra si mesmo. Pode parecer bobagem, mas eu garanto que funciona! Já conhece o local onde você irá se apresentar? Se você conhece pode se projetar pra lá e montar uma “cena mental” daquilo que você irá fazer, por exemplo. Já sabe mais ou menos quantas pessoas irão estar presentes pra te assistir? Se você souber já pode ir aceitando a situação.

A quarta dica é: saiba que nem todo mundo gosta de você e isso é a mais pura verdade, existe gosto pra tudo, pra comida, pra bebida, pra filme, pra carro… e na música não é diferente, alguém não vai gostar do teu timbre, alguém não vai gostar da tua roupa, da tua postura, do teu vibrato… alguém não vai gostar de NADA em você, e isso não é nenhum motivo pra ficar medo, você precisa se concentrar na maioria das pessoas que são aqueles que estão admirando o teu trabalho.

E a quinta e última dica é: acalme-se, inspire, segure o ar por um tempo e solte lentamente por várias vezes…

E vai lá, se entrega pra música por que é isso que você gosta de fazer, é cantar, é mostrar pra todos o teu talento e dedicação. Não tem segredo nenhum!